O Death Metal nunca foi meu estilo musical favorito mas algo me chamou atenção na primeira vez que eu ouvi a banda Nile.
Nile é uma banda de Death Metal Técnico da Carolina do Sul, nos EUA. O ponto mais interessante da banda é que suas composições são sempre baseadas em mitologias egípcias e mesopotâmicas. Em músicas como Kafir! por exemplo, a banda retrata os conflitos por motivos religiosos entre o povo de Israel e os egípcios séculos atrás.
Repito, não é meu estilo favorito mas resolvi ouvir de mente aberta, então se você já ouve algum metal com vocais guturais ou rasgados e gosta da técnica de blast beat (aquele som com pedal duplo que faz a bateria parecer uma metralhadora) então a dica é valiosa. Na minha opinião esse foi um dos destaques do metal em 2009. Abaixo o tracklist.
1. Kafir!
2. Hittite Dung Incantation
3. Utterances of the Crawling Dead
4. Those Whom the Gods Detest
5. 4th Arra of Dagon
6. Permitting the Noble Dead to Descend to the Underworld
7. Yezd Desert Ghul Ritual in the Abandoned Towers of Silence
8. Kem Khefa Kheshef
9. The Eye of Ra
10. Iskander Dhul Kharnon
Ah, uma pequena observação, kafir (o nome da primeira musica) é um termo utilizado no Islã para as pessoas que rejeitam a Deus (ou, pelo menos, rejeitam a religião deles). Essas pessoas são discriminadas e muitas vezes mortas pelos fanáticos do oriente médio.
© Doze Hertz, 2010, by Samário Lino.