quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nile - Those Whom The Gods Detest

O Death Metal nunca foi meu estilo musical favorito mas algo me chamou atenção na primeira vez que eu ouvi a banda Nile.
Nile é uma banda de Death Metal Técnico da Carolina do Sul, nos EUA. O ponto mais interessante da banda é que suas composições são sempre baseadas em mitologias egípcias e mesopotâmicas. Em músicas como Kafir! por exemplo, a banda retrata os conflitos por motivos religiosos entre o povo de Israel e os egípcios séculos atrás.
Repito, não é meu estilo favorito mas resolvi ouvir de mente aberta, então se você já ouve algum metal com vocais guturais ou rasgados e gosta da técnica de blast beat (aquele som com pedal duplo que faz a bateria parecer uma metralhadora) então a dica é valiosa. Na minha opinião esse foi um dos destaques do metal em 2009. Abaixo o tracklist.

1. Kafir!
2. Hittite Dung Incantation
3. Utterances of the Crawling Dead
4. Those Whom the Gods Detest
5. 4th Arra of Dagon
6. Permitting the Noble Dead to Descend to the Underworld
7. Yezd Desert Ghul Ritual in the Abandoned Towers of Silence
8. Kem Khefa Kheshef
9. The Eye of Ra
10. Iskander Dhul Kharnon

Ah, uma pequena observação, kafir (o nome da primeira musica) é um termo utilizado no Islã para as pessoas que rejeitam a Deus (ou, pelo menos, rejeitam a religião deles). Essas pessoas são discriminadas e muitas vezes mortas pelos fanáticos do oriente médio.

© Doze Hertz, 2010, by Samário Lino.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

The Places Between: The Best Of Doves

Acho que a maioria não conhece ainda o Doves, a não ser os fãs do seriado the O.C, já que Caught by the River faz parte da ótima trilha sonora deste seriado.
O Doves é uma banda de rock alternativo de Manchester, Inglaterra.A banda ainda tem uma repercussão meio que acanhada, mas vem fazendo bins trabalhos desde 1998. O som que eles fazem é bastante reflexivo, o que torna suas músicas ótimas pra se ouvir quando se está sozinho. Destacam-se mais as músicas Caught by the River e Kingdom of Rust.
Este ano lançaram o album The Places Between: The Best Of Doves, que é uma compilação de suas melhores canções. Ainda não ouvi todo o album mas pelo que pude notar é uma ótima alternativa a toda a porcaria sonora que estão escutando por aí.

Abaixo o Tracklist:

1 There Goes the Fear
2 Black and White Town
3 Snowden
4 Here It Comes
5 Words
6 Kingdom of Rust
7 Sea Song
8 Pounding
9 10:03
10 Catch the Sun
11 Jetstream
12 The Man Who Told Everything (Summer version)
13 Andalucia
14 Caught by the River
15 The Cedar Room

A música Kingdom of Rust é muito bonita, sua letra é profunda. Fala do reino de sujeira em que vivemos. Só essa música já me faria comprar esse album.

© 2010 - Samário Lino

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Whatever People Say I Am, That's What I Am Not!

Tá legal, pelo título já da pra saber que eu vou falar do Arctic Monkeys né?
Whatever People Say I Am, That's What I Am Not é o nome do primeiro album do Arctic Monkeys que (pra quem não sabe) é uma banda de rock britânica formada em 2002 nos subúrbios de Sheffield (Inglaterra).
O que eu vou dizer pode até ser muito ousado, mas creio que este album seja o melhor album de rock da década de 2000.
Muitos preferem dizer que Is This It dos Strokes é o melhor album dessa década, mas eu colocaria esse album em segundo lugar.
Se você é um headbanger vai dizer que eu estou de brincadeira, me xingar com todos os palavrões existentes na lingua portuguesa e me fazer ouvir Metallica (nada contra) até meus ouvidos sangrarem, mas a pura verdade é que não se ouvia mais um bom rock 'n roll até lançarem este album.
A sonoridade do Arctic Monkeys é singular. Embora alguns os classifiquem como uma banda de Indie Rock (estilo que vem sendo defasado por bandas mercenárias) eu prefiro dizer apenas que é rock 'n roll, e dos bons! Eles conseguem manter o ritmo dançante do rock raiz (de Elvis até os Beatles) com elementos do rock clássico (Led Zeppelin e outros) e do rock atual.
O album citado no título foi lançado em 2006 e o tracklist segue abaixo:

The View from the Afternoon
I Bet You Look Good on the Dancefloor
Fake Tales of San Francisco
Dancing Shoes
You Probably Couldn't See For the Lights But You Were Staring Straight at Me
Still Take You Home
Riot Van
Red Light Indicates Doors Are Secured
Mardy Bum
Perhaps Vampires Is a Bit Strong But...
When the Sun Goes Down
From the Ritz to the Rubble
A Certain Romance

O Arctic Monkeys certamente foi a melhor banda formada na decada de 2000, e é a banda que atualmente melhor representa o rock 'n roll como um todo. Ouçam e tirem suas conclusões!

Samário Lino, 2010, All Rights Reserved

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Creed: Após seis anos de hiato a banda lança o "Full Circle"

O Creed passou por um tempo de muitas dificuldades até o lançamento deste album. Foram anos sem atividade, gerando rumores de que a banda iria acabar. Mark Tremonti (guitarra) não se entendia com Scott Stapp (vocal). Segundo a revista Rolling Stone, Scott passava por problemas pessoais, teria se envolvido com drogas e tentado suicídio.
Mas, se você já conhece o Creed, sabe que Scott e banda fazem de seus momentos mais difíceis a inspiração para suas músicas.
O novo album do Creed vem cheio de letras sobre mudança e um som um pouco mais pesado do que o habitual mas sem perder a linha dos albuns anteriores.
Se você gosta (ou não) de rock alternativo não deixe de ouvir as músicas "Rain", "Overcome", "A Thousand Faces" e "Away In Silence". Segue o tracklist:

01 - Overcome
02 - Bread Of Shame
03 - A Thousand Faces
04 - Suddenly
05 - Rain
06 - Away In Silence
07 - Fear
08 - On My Sleeve
09 - Full Circle
10 - Time
11 - Good Fight
12 - The Song You Sing

O Creed com certeza é uma das melhores bandas de rock de todos os tempos, e este album demonstra um grande amadurecimento da banda.

Samário Lino, 2010, All Rights Reserved

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Wolfmother: O Hard Rock Ainda Vive!

Wolfmother é uma banda australiana de hard rock que inclusive foi vencedora de um Grammy (o prêmio mais prestigiado da indústria musical) em 2007, na categoria de melhor performance de Hard Rock, com a música Woman. A banda concorria com bandas consagradas como System of a Down, Tool e Nine Inch Nails.
Eles fazem um som bem anos 80, parecido com Deep Purple, Led Zepellin e Black Sabbath. Achei interessante pois esse estilo (o hard rock) não tem muitas referências de sucesso atualmente (a não ser algumas poucas como o Velvet Revolver).
Não sou o maior fã do hard rock para mim os dois albuns (Wolfmother e Cosmic Egg) são muito bons, o que me despertou o interesse pelo estilo.
Para quem quiser conferir, segue abaixo uma pequena lista com algumas das minhas músicas preferidas do Wolfmother:

Tales From The Forest Of Gnomes
Woman
Where Eagles Have Been
New Moon Rising
Sundial
California Queen
Joker And The Thief
Colossal
Minds Eye
White Unicorn

Recomendado! Foi simplesmente uma das melhores bandas que escutei este ano!

Samario Lino, 2010, All Rights Reserved

quarta-feira, 21 de abril de 2010

The '59 Sound: Punk Rock à moda antiga!

The Gaslight Anthem é uma banda de punk rock originária de Nova Jersey que me chamou bastante atenção (pelo menos pelo album "The '59 Sound").
Quando se fala de punk as pessoas logo relacionam com drogas, baderna e tudo mais de ruim, mas nem todas as bandas de punk tem que ser iguais ao Sex Pistols (ou ao Dead Kennedys, Bad Religion, Black Flag). Quem já tentou escutar um pouco de Ramones sem preconceito sabe que o estilo pode ser bem escutável mesmo para quem não gosta muito de rock.
O Gaslight Anthem é assim. Faz um rítmo interessante, um punk rock bem legal. Escute e tire suas dúvidas. Abaixo o tracklist:

Great Expectations
The '59 Sound
Old White Lincoln
High Lonesome
Film Noir
Miles Davis & The Cool
The Patient Ferris Wheel
Casanova, Baby!
Even Cowgirls Get the Blues
Meet Me by the River's Edge
Here's Looking at You, Kid
The Backseat

Samário Lino, 2010, All Rights Reserved

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Elect The Dead Symphony: Serj Tankian e Orquestra Filarmônica de Auckland


Serj Tankian, vocalista do System of a Down lançou no mês passado seu mais novo album (junto ao DVD) que traz uma novidade: todas as melodias são interpretadas pela orquestra filarmonica de Auckland.
A exemplo do album S&M (do Metallica), mais um consagrado artista do rock propõe a fusão do rock com a música clássica. Porém, desta vez (pelo menos na minha opinião) o resultado saiu mais para a música clássica.
As músicas ficaram realmente hipnotizantes, então, se você gosta de música clássica ou é mais um fã do Serj Tankian (ou do SOAD) e suas essentricidades, não deixe de ouvir esse belo album.


Segue abaixo o tracklist:

1 - Feed Us
2 - Blue
3 - Sky Is Over
4 - Lie Lie Lie
5 - Money
6 - Baby
7 - Gate 21
8 - The Charade
9 - Honking Antelope
10 - Saving Us
11 - Elect The Dead
12 - Falling Stars
13 - Beethoven's Cunt
14 - Empty Walls
15 - The Charade (versão de estúdio; toca durante a exibição dos créditos no DVD)

Samário Lino, 2010, All Rights Reserved

terça-feira, 13 de abril de 2010

Angels And Airwaves: Download do novo álbum "LOVE" de graça no site oficial da banda!

Bom, pra quem não conhece a banda Angels & Airwaves foi formada por Tom DeLonge, vocalista e guitarrista da aclamada banda de Punk Rock Blink 182, enquanto a banda estava em hiato. A banda faz um pós punk que eu considero mais um rock alternativo, mas não deixa de ser uma ótima banda. O novo álbum LOVE promete ser o mais ambicioso da banda. Eu mesmo já estou baixando enquanto faço esta postagem.
Quanto a atitude da banda de colocar o album pra download gratuitamente, isso já não é novidade no universo do rock. Outras bandas grandes como The Offspring e Radiohead já fizeram o mesmo.
O download é feito no site oficial: http://www.angelsandairwaves.com/ . São 75 megabytes.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Billy Talent: A reinvenção do Punk

Billy Talent é uma banda canadense que toca um punk bem diferente do que costumamos ouvir.
Tocando Juntos desde 1993, Benjamin Kowalewicz (vocal), Aaron Solowoniuk (bateria), Ian D'sa (guitarra) e Jon Gallant (baixo) faziam no começo algo como ska punk, mas após a mudança de nome (antes se chamava Pezz) o estilo mudou bastante, sendo hoje um punk praticamente alternativo, porém ainda é muito difícil classificar o estilo da banda por ser muito singular.
A banda só veio fazer sucesso dez anos após sua formação, em 2003 com o album auto-intitulado Billy Talent. A partir daí a banda alavancou sua carreira lançando mais tarde os albums Billy Talent II (2006) e Billy Talent III (2009) (além dos albums ao vivo).
O album de 2003 é o que tem o estilo mais agressivo em relação aos outros, sendo os outros dois consecutivamente mais "leves" mas não de menos qualidade.
O Billy Talent é uma banda singular da qual eu pessoalmente gosto muito (eu diria que é a banda que eu mais escuto), se você se interessa então ai vai uma lista com as minhas músicas favoritas:

Try Honesty (Billy Talent)
River Below (Billy Talent)
Nothing to Lose (Billy Talent)
Voices of Violence (Billy Talent)
Red Flag (Billy Talent II)
This Suffering (Billy Talent II)
Pins And Needles (Billy Talent II)
Fallen Leaves (Billy Talent II)
Where is the Line (Billy Talent II)
Surrender (Billy Talent II)
The Navy Song (Billy Talent II)
Perfect World (Billy Talent II)
Burn The Evidence (Billy Talent II)
Rusted From the Rain(Billy Talent III)
Saint Veronika (Billy Talent III)
Tears Into Wine (Billy Talent III)
White Sparrows (Billy Talent III)
Pucketful of Dreams (Billy Talent III)

Como pode-se notar aí tem muita música do album Billy Talent II, é o que eu considero o melhor da banda, mas enfim, gosto não se discute, mas fica a sugestão.

Samário Lino, 2010, All Rights Reserved

quinta-feira, 25 de março de 2010

Apocalyptica: Quem disse que não tem rock sem guitarras?

 Apocalyptica é uma banda de metal sinfônico (ou  cello rock) da Finlândia. Formada por três violoncelistas e, mais recentemente, um baterista, a banda começou fazendo covers das músicas do Metallica. Eles se conheceram na única universidade de música da Finlândia - a Academia Sibelius - academia esta que formou também Tarja Turunen, ex-vocalista do Nightwish que agora segue em carreira solo. No início eles se reuniram para fazer covers do Metallica num teatro chamado Heavy Metal Club. Seus albums colecionam participações de importantes músicos do rock, tais como Dave Lombardo, Corey Taylor, Max Cavalera, Tim Lindemann e Cristina Scabbia.
Lançaram seis albuns de estúdio, duas compilações e um álbum ao vivo, sendo que somente os três ultimos albuns de estúdio contém apenas músicas originais.

Melhores Músicas (minha opinião):

The Unforgiven (Plays Metallica by Four Cellos)
Nothing Else Matters (Inquisition Symphony)
Fade to Black (Inquisition Symphony)
One (Inquisition Symphony)
Worlds Collide (Worlds Collide)
Stroke (Worlds Collide)
Last Hope (Worlds Collide)
I Don't Care (Worlds Collide)
Peace (Worlds Collide)

A grande maioria das músicas não tem vocal. Ótima pedida para quem gosta de rock e música clássica!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Interpol

Interpol é uma banda de pós-punk/indie rock de Nova York, formada em 1998 por Paul Banks (voz e guitarra), Carlos Dengler (baixo e teclado), Greg Drudy (bateria) e Daniel Kessler (guitarra) Drudy deixou a banda em 2000, sendo substituído por Sam Fogarino.
Pessoalmente, a Interpol é uma das minhas bandas prediletas. Eles esbanjam criatividade nas melodias com uma sonoridade densa, misturadas à excelente técnica vocal de Paul Banks.
Eles lançaram quatro albums até agora: Turn On The Bright Lights (2002), Antics (2004), Our Love To Admire (2007) e Mind Over Time (2009), sendo que o último é uma compilação de raridades.
A sonoridade de suas músicas pode ser comparada a de bandas como Joy Division e Echo e The Bunnyman. Essas semelhanças podem ser percebidas principalmente no primeiro album, que a princípio parece algo bem experimental.
O segundo album, Antics, é o meu predileto. Canções como "Narc", "Evil", "Slow Hands" e "C'mere" me fazem acreditar que esse album deve ser uma referência para o estilo.
Os outros albums também são muito bons mas, se você gosta de ter apenas as melhores músicas aqui vai uma seleção das minhas preferidas:

Obstacle 1 (Turn on the Bright Lights)
Roland (Turn on the Bright Lights)
Evil (Antics)
Narc (Antics)
Slow Hands (Antics)
C'mere (Antics)
A Time To Be So Small (Antics)
Pioneer To The Falls (Our Love To Admire)
No I In Threesome (Our Love To Admire)
The Heinrich Maneuver (Our Love To Admire)
Rest My Chemistry (Our Love To Admire)

São belas músicas para se ouvir num dia chuvoso, ou para refletir um pouco. Enjoy!